6 - Blogueiros profissionais



Pé na África – O continente de ponta a ponta

O blog é de Fábio Zanini, jornalista pela Escola de Comunicação e Artes da USP e mestre em relações internacionais pela School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres. Sua viagem pela África começou no dia 15 de março desse ano e em sua primeira postagem ele explica o porquê de escolher a África: “Porque está lá. A África está lá, com 54 países, milhares de dialetos, petróleo, parques nacionais inigualáveis, ditadores de almanaque, banheiros sem papel higiênico, mosquitos que não ligam para repelentes e a maior diversidade cultural desse planeta”. Na postagem desse mesmo dia o blogueiro escreve que está indo para o continente, escreve o que colocou em sua mala de viagem e ainda convida o leitor a ir junto, o que estabelece uma proximidade com aquela pessoa que visita Pé na África.

Fábio Zanini escreve desde notícias e acontecimentos do continente africano até informações sobre lugares, entrevistas com personagens africanos e informações culturais. Como o viajante percorre diversos países, em suas postagens ele traz algumas particularidades de países específicos e revela o que é a verdadeira África de acordo com sua visão.

Pé na África traz postagens não regulares (não é diária, nem semanal) e é ótima fonte para quem quiser saber mais sobre o continente. O blog não trata apenas de informações turísticas. Devido ao autor já ter um amplo estudo do lugar, existe a presença de muitas informações históricas e abordagens políticas, saindo um pouco do comum que se lê em blogs de viagens, que tratam mais de onde se deve visitar e como é o comportamento das pessoas.


Raul na China

Raul Juste Lores é o correspondente da Folha de S. Paulo em Pequim. Em sua primeira postagem, no dia 28 de junho de 2008, escreve basicamente sobre como a cidade mudará para receber aqueles que participarão da Olimpíada 2008, e também promete postagens mais curtas, que tratem mais do cotidiano da China: “Desculpem a incontinência deste primeiro post; este blogueiro principiante promete posts mais curtos daqui pra frente e compartilhar o cotidiano na China. Frequentemente, os bastidores das reportagens aqui são tão reveladores sobre este país quanto o resultado final das mesmas. Com prazer, quero compartilhar com vocês o assombro que provoca a nova superpotência mundial”. Esse último comentário, assim como o convite de viagem Fábio Zanini, aproxima o leitor e marca certa confiança, diferente de textos de reportagens turísticas que se vê em revistas.

Raul na China traz acontecimentos e notícias da China, comportamento e cultura do povo e, até, discussões sobre política e sobre a situação econômica e governamental do país. É um blog com muitas imagens do lugar, trazendo, algumas vezes, vídeos que retratam momentos vívidos na China. Mostra, também, personagens de alguns lugares e belezas que podem ser encontradas nesse local. As postagens são dedicadas tanto para turistas quanto para qualquer pessoa que se interesse pelo outro lado do planeta.


Blogs do site: viajeaqui.abril.com.br

O site da Abril sobre viagens traz informações para aqueles que estão, ou pensam em estar, de malas prontas, ou simplesmente se interessam pelo assunto. Dentro do site, na sessão “dia-a-dia”, encontram-se diversos blogs de viajantes: Viaje na Viagem, Achados, Boa Vida, Blog do Esqui, De Mochila, Descobertas do Brasil, Direto do Rio de Janeiro, Direto de São Paulo, Na estrada, Nova York Hoje, Saia pelo mundo, São Paulo Direto do Forno, Viajem de negócios, Viajante consciente, Viajar bem e barato.
Destaque para um blog com público muito específico:


Claudio Campos, autor do blog, é esquiador e trata exatamente desse assunto em seu blog. Suas postagens juntam acontecimentos atuais do país onde ele está esquiando com o tema. Com muitas fotos, os textos abordam os lugares para se esquiar, além de dar dicas aos praticantes do esporte.


Por Mayara Penatti.

Nenhum comentário: