4 - Volta ao mundo em 11 clicks

Confira onze blogs de onze pessoas espalhadas pelos quatro cantos do planeta. A viagem se inicia com um couchsurfer que está mergulhado em uma aventura de volta ao mundo e segue com diversos blogueiros brasileiros que residem em países como a Suécia, Austrália, Japão, Bélgica, Itália, EUA e até China!

O mundo numa mochila

Claudiomar Matias Rolim Filho, 24 anos, não é só um mochileiro. Ele é também um dos couchsurfers mais conhecidos do Brasil e exatamente neste momento está estacionado na capital do Egito (Cairo). Neste meio-tempo, Claudiomar conversou comigo sobre seu blog e suas viagens. Confira logo abaixo a entrevista:

1.) Qual o motivo que te levou a iniciar um blog?
Iniciei há algum tempo atrás quando fiz a minha primeira viagem internacional: intercâmbio à Austrália (setembro de 2005 a março de 2006). Como queria deixar minha família e amigos a par da situação na Austrália e como queria fazer um diário de bordo da minha viagem para nunca esquecer nada que tivesse acontecido, resolvi começar a escrever e mandar semanalmente os textos para os e-mails dos mais chegados. Depois pensei “Por que não publicar na internet”?
Com o intuito de tornar pública a minha viagem, comecei a postar algumas fotos em um fotolog com alguns textos. Depois, seguindo conselho do Jonas, grande amigo Macarrão, resolvi começar um blog. Quanto mais eu ia escrevendo, mais pessoas iam conhecendo o blog através do boca a boca, mais pessoas iam entrando e mais eu me empolgava. Isso foi em 2005/2006. Essa primeira fase do blog foi bem interessante e tomei gosto por escrever e fazer amigos por ocasião do mesmo.
Em 2008 quando iniciei a minha viagem de volta ao mundo, resolvi escrever pra mostrar para as pessoas como é fácil hoje viajar o mundo apenas através do Couchsurfing.

2.) Quem lê o que você escreve?
Mãe, Pai, Irmãos, amigos, Cachorro, blogueiros, pessoas à procura de informação e risadas, alguns portugueses, maranhenses e por aí vai... A partir de agora acho que a Marina e parte da FACAMP também, né?

3.) O que você procura escrever em seu blog?
No comecinho, mas bem no comecinho, quando comecei a escrever sobre a Austrália eu só procurava escrever sobre o dia a dia do país e sobre as presepadas que rolavam por lá. Depois de um tempo em que o blog começou a ter um número massivo de acessos comecei a colocar algumas informações básicas acerca da Austrália. Voltei para o Brasil e “abandonei” o blog por um ano e meio.
Retomei o blog quando iniciei a minha viagem de volta ao mundo, no finalzinho de 2007. Essa segunda parte do blog começou a ser mais “séria” e, na medida, do possível profissional. Graças a bons amigos, o blog ficou bem menos amador e começou a ficar pronto para receber mais acessos. O grande amigo Iremar Modesto registrou o domínio www.omundonumamochila.com. Welton, meu companheiro de apartamento em Brasília, me deu uma grande dica: “Maranhão, ao invés de fazer um post gigante com mais de cinco páginas porque você não faz divide os posts? Fica mais fácil a leitura!”.
Por último, atendi também a um grande conselho de um amigo, Rivaldo Moura. Até hoje me lembro dele me falando: “Claudiomar Filho, você escreve muito bem, seu blog é muito bom, mas você precisa fazer alguma coisa diferente. Tudo bem, é engraçado você ficar escrevendo sobre as loucuras que ocorrem na viagem, mas loucura pode rolar em qualquer lugar. A gente pode ir ali no Anil (um bairro de São Luís) tomar umas cervejas que várias coisas loucas podem ocorrer. Você tem que ser diferente, você tem que descrever o lugar que você está. Você é um cara inteligente, porque você não coloca algumas informações culturais? Faz algumas comparações entre economias e sociedades de diversos países e o Brasil. Será se não seria uma boa idéia? Fazer um mix de presepadas e culturas?”. Segui o conselho dele e hoje tento na medida do possível seguir a uma metodologia nessa ordem:

1º) Brief sobre cultura, sociedade e economia sobre o país que estou visitando.
2º) Informações sobre o “couch” (a pessoa que me hospedou pelo couchsurfing.com).
3º) Impressões que obtive do país com minhas caminhadas
4º) Presepadas


Claro que nem sempre sigo fielmente esta metodologia, mas é como tento manter uma certa “ordem” no blog pra deixar as pessoas o mais situadas possível. Além disso, as postagens sobre minha viagem ocorrem geralmente entre dois e quatro dias de intervalo. Se o intervalo é maior do que esse, faço um post rápido explicando pras pessoas o porquê do meu sumiço (não achei internet, não tive tempo...).

4.) Por que você está fora do Brasil?
Formei agora em 2007 em Relações Internacionais na UnB. Como tava de saco cheio de Brasília, saco cheio da graduação, saco cheio de uma pancada de coisas e sabia que minha vida realmente séria estava pra chegar, resolvi pela última vez levar uma vida irresponsável, algo como uma “despedida de solteiro” dessa vida de estudante antes de engatar um emprego realmente sério e começar a minha carreira. Uma vida nômade por quase um ano, apenas me hospedando nas casas de terceiros e indo para onde o vento (ou a Staralliance) me levasse. Além de que nunca na minha vida eu teria uma chance como essa, pois com esposa, filho e emprego fica difícil viajar por um ano...

5.) Quais são as diferenças mais gritantes entre o exterior e o Brasil?
Gringo não sabe jogar futebol, não sabe chegar em mulher e, claro, não sabe sambar. Eles parecem uma geladeira dançando salsa. Alguns países são mais organizados (e portanto mais chatos), outros são engraçados e por aí vai, mas pra mim não tem lugar como o Brasil... Gente, eu AMO esse país. Não vejo a hora de voltar para o Maranhão. Falar nisso, vocês já visitaram os Lençóis Maranhenses? Hehehehe

Viaje com Claudiomar e sua mochila pelo mundo


Vicky mundo afora

Vitoria Sanches é uma niteroiense de 36 anos que mora no exterior desde que terminou sua graduação no Brasil. A blogueira se casou recentemente com um estadunidense e até criou um blog para o seu marido que tem escrito especialmente sobre o casamento com uma brasileira.
O blog de Vicky foi criado para servir como um diário, mas hoje em dia ela não descreve minuciosamente suas tarefas diárias como fazia no início de suas postagens... Os posts atuais estão recheados de histórias sobre o processo de seu casamento com um norte-americano e as principais diferenças culturais entre ambos.
O passaporte de Vitoria traz carimbos da Inglaterra (país em que reside atualmente), EUA (país em que está devido ao seu casamento), França, Itália (que também já foi seu lar), Portugal e Holanda. E o que ela gosta de fazer quando viaja? “Sou flaneur, gosto de cidade grande, gosto de ir aos lugares e ficar um tempo... Ver como é a vida lá, passar meus dias como uma local e conversar bastante com quem der papo”
Quanto as diferenças entre o Brasil e os países estrangeiros, Vicky respondeu que “ao contrário do que a maioria pensa, Europa e EUA não são melhores que o Brasil. São apenas diferentes. Na Inglaterra a maior diferença, pra mim, é a seguranca. Cansei de ir pra balada e voltar pra casa sozinha e (muito) bêbada às 3, 4 horas da manhã de ônibus. Isso no Rio de Janeiro é praticamente suicídio”

Para ler mais sobre as aventuras de Vicky, acesse:
vickymundoafora.blogspot.com/

Ficou curioso quanto ao blog do marido dela?
vickyfoggyday.blogspot.com/


Loto azul

Bruno Porto, 37 anos, é um carioca que leciona design gráfico em Xangai, maior cidade da República Popular da China, e mantém um blog com textos especialmente sobre a cultura chinesa.
Diversos artistas visuais conheceram Bruno através de suas postagens e foi exatamente por meio delas que o blogueiro foi convidado por Leandro Gejfin (jornalista gaúcho que hoje mora no Rio de Janeiro) e Tiago Casagrande (publicitário também gaúcho) a hospedar seu blog no site www.verbeat.org.
O designer conta que além de seus amigos e sua família, seus ex-alunos também visitam o blog que é recheado de informações sobre a cultura chinesa contemporânea e principalmente a cultura visual de lá. Bruno destaca principalmente obras publicitárias, pinturas e fotografias, além do design, é claro.
Quando questionado sobre as diferenças entre o Brasil e o exterior, Bruno respondeu categóricamente que “na prática, sinto falta é de acarajé”.

Aprenda mais sobre o design da China:
verbeatblogs.org/lotoazul


Enquanto isso na terra dos vikings...

Juliana Lopes Moreira, 28, saiu de Recife logo após sua graduação em jornalismo. Inicialmente seu intuito era estudar francês e fazer um mestrado na França, porém os planos dela mudaram após conhecer seu namorado e ambos foram morar juntos na Suécia.
O blog de Juliana foi criado com o intuito de informar sua família e seus amigos sobre seu cotidiano em Estocolmo, capital sueca, porém suas postagens são tão instrutivas que muita gente de fora tem acessado sua página para conhecer melhor o país em que a recifense reside. Há diversos textos sobre novidades, curiosidades, cultura e até coisas sobre a política de lá.
A blogueira conta que conheceu os blogs por meio de aulas na faculdade, mas só quando foi para a Suécia sentiu vontade de criar um devido a falta de informação sobre o país na internet.

Desvende a Suécia com Juliana:
jumoreira.wordpress.com


Válvula de Esc

Leandro Cavalcanti Pereira tem 25 anos e é um gaúcho de Porto Alegre que resolveu viver em Sydney, capital da Austrália, pois acredita que viver no Brasil está difícil.
De acordo com Leandro, é mais fácil (e mais rentável) conseguir um emprego na Austrália. O blogueiro também atribui a segurança como outro fator de sua mudança e acrescenta a ausência de burocracia e corrupção onde reside e acredita que se ambas existem “pelo menos aqui a grana não parece fazer falta”.
Após se formar em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Leandro se mudou com o intuito de realizar um curso em Marketing, porém continua em Sydney após tê-lo concluído.
Além da Austrália, Leandro conhece os EUA, Canadá, Fiji, África do Sul e Moçambique e acrescenta “se só pisar conta: adicione-se Argentina e Nova Zelândia”.
Em seu blog, Leandro fala sobre seu cotidiano e coisas que descobre e recomenda, além de contar um pouco da vida de seus amigos na capital australiana. E quanto as recomendações, o blogueiro sugere o site www.insanus.org que hospeda os blogs mais lidos por ele.
Os textos são dirigidos a sua família e amigos, mas as visitas vão muito além dessas pessoas. Porém Leandro não tem muitas expectativas quanto ao número de comentários, pois acredita que suas postagens não são polêmicas e nem instigantes.

Descubra como é viver em Sydney:
leandrocp.wordpress.com


Dentro da bota

A gaúcha Gioconda Ghiggi, de 27 anos, partiu de Caxias do Sul direto à Roma por questões familiares.
Para manter contato com seus amigos brasileiros, Gioconda publica textos que contém histórias sobre seu cotidiano na Itália e algumas curiosidades de lá que são consideradas relevantes por ela. Em seu blog é possível conferir um mapa em 3D da Roma antiga, além de diversos textos sobre arqueologia, comportamento, cultura, filmes e até sobre o Brasil lá na Itália.
Gioconda freqüenta blogs de viagens, piadas e curiosidades e é adepta deste meio de comunicação há muito tempo.
Assim como os blogueiros anteriores, Gioconda acredita que a maior diferença entre o país em que reside atualmente e o Brasil é a seguranta (e a saúde também).

Leia o blog de Gioconda:
dentrodabota.blogspot.com


About... Minha vida fora do Brasil

Neste blog Jamine Bruno, 31 anos, conta sobre sua vida na Bélgica. Nascida em Recife, Jamine foi acompanhar seu marido que está finalizando seu doutorado em física na cidade de Antuérpia (segunda maior cidade belga e maior da região de Flandres).
Segundo a blogueira, seus posts visam informar seus familiares e seus amigos brasileiros. Porém o acesso de desconhecidos é constante em seu blog.
Há uma ferramenta que traça os ips de todo mundo que entra na página e mostra aos visitantes de onde foram os últimos acessos. Só nestes dez minutos pude notar leitores da Suíça, Canadá, Espanha, Portugal e Moçambique.
Quando questionada sobre a maior diferença entre o Brasil e o exterior, Jamine respondeu que “nosso país ainda precisa crescer anos sobre este tema: organização”

Descubra mais sobre a vida de Jamine em:
jaminebruno.blogspot.com/


Na cara do gol

O carioca Rafael de Viveiros Lima, 33 anos, vive em Perth, capital do estado ocidental da Austrália, e utiliza seu blog para informar seus amigos de uma maneira mais experimental.
Há seis anos motivado pela possibilidade que os usuários têm para experimentar diversas formas de escrita devido ao formato aberto e a facilidade das ferramentas de edição que os blogs proporcionam, Rafael resolveu criar sua página.
Lá são postados textos divertidos com coisas que ele considera importantes, interessantes e engraçadas.
Rafael também sugere seus blogs preferidos: www.marioav.blogspot.com , www.bricabraque.com , www.nemonox.com/ppp , www.altovolta.apostos.com e www.interney.net/blogs/malla .

Veja a Austrália (e o mundo) sob o divertido olhar de Rafael:
nacaradogol.mondo-exotica.net


Notícias além do mar

Ediane Barbosa tem 37 anos é uma recifense que mora na Europa. Residindo em Dallarna, um condado da Suécia, Ediane criou um blog para informar seus amigos sobre suas aventuras nas terras nórdicas.
Seus textos são recheados de histórias sobre seu cotidiano e suas impressões sobre o país em que está. Ediane também se casou lá e contou em seu blog todos os processos que teve de enfrentar para conseguir realizar sua cerimônia e até sua lua de mel.
A blogueira conta que o motivo maior de sua ida à Suécia foi ter conhecido sua mulher e acrescenta que diferente dos brasileiros, os suecos são mais tolerantes e, além disso, o governo investe mais em saúde, educação e transporte público.
Para quem gosta de blogs, Ediane sugere seus preferidos: sindromedeestocolmo.com e jumoreira.wordpress.com e completa “tenho uma lista com 25 blogs que constumo ler, mas esses dois leio diariamente.”

Conheça as histórias de Ediane em:
noticiasdoalemmar.wordpress.com/


Blog Vida

Inés Ribeiro é uma paulista de 45 anos que se mudou para o Japão há mais de 20 anos em busca de oportunidades melhores de emprego.
Em sua página Inês posta textos que achou pela internet e considera interessantes. Para ela, seu blog funciona como um depósito em que são guardados todas as coisas que ela não tem tempo de ler ou quer apenas guardar para rever um dia.
A blogueira exerce essa função desde antes do host blogger existir e já participou de alguns protestos contra servidores que queriam cobrar pela hospedagem de blogs.
Inês já visitou alguns países como EUA e França, além de ter visitado diversas cidades brasileiras. Em sua página há um índice com todos os lugares por onde ela já passou e há até um espaço para que o leitor também marque os seus.

Conheça o blog de Inês:
riberines.blogger.com.br/


Um sonho de liberdade

Alessandra Raake é uma alagoana de 29 anos que vive na Alemanha há 4 anos com seu marido e mantém um blog para informar seus amigos sobre sua vida longe de Maceió.
Em seu blog são publicados textos sobre sua vida pessoal, atualidades e sobre a cultura alemã. Atualmente seus posts têm diminuido devido à sua gravidez.
Quanto as diferenças que a blogueira nota entre o Brasil e a Alemanha, foram ressaltados a segurança e o sistema de saúde que no país onde está são muito mais eficientes.
Alessandra recomenda a leitura dos blogs que visita periódicamente: Avenida Copacabana, Jardim da Clarice e Navegando.

Acompanhe a chegada de um novo baby em:
sraake.blogspot.com/



Por Marina Bellini.

2 comentários:

Lu Guedes disse...

adorei todos!

tem o diariadadevathai.blogspot.com. casou com um indianoe foi-se embora. fala da diferença de cultura, das dificuldades e de como valeu a pena! e ela é super bem humorada também =)

Dentro da Bota disse...

Adorei!!!!
Valeu pelo comentario!!!
Vou postar la no meu blog..... Nestes ultimos dias tenho entrado pouco, pois tenho algumas provas na universidade....

Obrigadinha!!!!!

Gi, roma